AÇUCARES E EDULCORANTES

Bom vamos conhecer um pouco mais sobre açucares. Voce sabia que a sacarose é o açucar comun de mesa que pode ser extraído da cana de açucar, da beterraba, do néctar de flores, de frutas, de raízes e de sementes.esses açucares tem como principal caracteristica a cristalização , tem sabor bem doce é bastante soluvel e pode ser apreentado das seguintes maneiras:
- Melado , fabricado mediante a fervur...a do caldo de cana. Contem sacarose,frutose e vitaminas do complexo b.
- Açucar mascavo e rapadura- Obtido das primeiras extrações da cana de açucar, tem predominantemente SACAROSE,possui também frutose, glicose , além de calcio, fosforo e ferro.
- Açucar demerara- É o açucar mais artesanal, retirado diretamente do melado, como não é lavado e não passa por qualquer outro processo de purificação, sua cor é escura e seus cristais levemente umidos.
- Açucar cristal - Sua obtenção se dá diretamente do demerara, após processo QUIMICO, e lavagem com agua potavel.
- Açucar refinado - O mais comum, é obtido quase que exclusivamente do açucar cristal.
- Açucar de confeiteiro - Açucar muito fino, com tendencia a absorver umidade e empedrar.
- Açucar em tabletes - É o açucar comum.
- Açucar light- Mistura de açucar refinado e adoçante.
- Frutose - Obtido de frutas, em termos calóricos equivale a SACAROSE, porém tem poder adoçante 2x maior.
- Mel - 40% frutose, 35% glicose, 2% sacarose, contém ferro e vitaminas do complexo b.
- Xarope de glicose- conhecido com xarope de milho, xarope de amido, glicose de confeiteiro ou glicose liquida. Agora que voce conhece os açucares , que tal escolher o mais saudavel! O ideal é não usar açucar de adição, consumir os alimentos ao natural. Se for para usar escolha o açucar menos processado, o mais puro.
Agora vamos falar dos EDULCORANTES. Os edulcorantes podem ser de origem natural ou artificial. Existem varios tipos como:
- Estevíosídeo- Adoçante NATURAL descoberto em 1905 extraído da STÉVIA rebaudiana. seu poder adoçante é de cerca de 200 a 300 vezes maior que o da SACAROSE. É totalmente atóxico e seguro ao organismo. tem sabor residual amrgo e é estavel a altas temperaturas.
- Sucarlose - Ad...oçante ARTIFICIAL obtido a partir da sacarose. Apresenta um poder adoçante 600 vezes superior ao açucar . Possui sabor agradavel , bastante semelhante ao açucar branco.
- Ciclamato - Adoçante ARTIFICIAL não calórico, com poder adoçante que supera 30 vezes a sacarose.Apresenta um sabor proximo ao açucar , mas tem residual amargo.Deve ser evitado por pessoas com Hipertensão arterisl, ja que constuma aparecer na forma sódica ou seja, combinado com sódio.
- Sacarina - Adoçante ARTIFICIAL , apresenta poder adoçante 200 a 700 vezes maior que o açucar comum. Tem gosto residual amrgo e matalico , normalmente é sempre associado ao ciclamato, também dever ser evitado por pessoas com Hipertensão arterial.
- Aspartame- Adoçante ARTIFICIAL, obtido de 2 aminoácidos ( aspartico e fenilalanina). Perde sua doçura quando submetido a altas temperaturas. Deve ser evitados por pacientes portadores de fenilcetonúria.
- Acessulfame - k - Adoçante ARTIFICIAL sabor semelhante ao da glicose , porém pode deixar residual amrgo quando usado em altas doses. Amplamente usado na insdustria alimentícia.
- Sorbital - Substancia NATURAL presente em algumas frutas , algas marinhas . Tem poder edulcorante semelhante ao da sacarose e simialr ao da glicose, não sendo aconselhavel a pacientes, obesos e diabéticos não controlados , é calórico fornece 4 kcal por grama.
- Xylitol- Tem sabor semelhante ao da sacarose.
- Manitol - Valor calórico equivalente ao da sacarose.
é importante lembrar que segundo a Organização Mundial da Saude , TODOS os adoçantes precisam ser consumidos com moderação. Em excesso os adoçantes podem causar efeitos colaterais como dor de cabeça, diarréia, mal estar e alteração de glcemia. EXISTE UM CALCULO QUE DEVE SER FEITO INDIVIDUALMENTE DE ACORDO COM O PESO DO PACIENTE , PARA SABER QUAL LIMITE MÁXIMO QUE CADA INDIVIDUO PODE CONSUMIR DIARIAMENTE , DE FORMA A NÃO APRESENTAR EFEITOS COLATERAIS AO ORAGNISMO. TEM DÚVIDA DA QUANTIDADE E DE QUAL USAR? PROCURE UM NUTRICIONISTA ELE PODE TE AJUDAR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de agricultura no Brasil

Eritrosina vc sabe o que é?